Angela Natel On quinta-feira, 12 de março de 2009 At 08:22
Há 8 alianças principais na Bíblia, mais aquela que consuma tudo. Oito delas foram feitas entre Deus e os homens, a 9a foi estabelecida no céu:

1) Aliança Edênica: Gn.1 e 2; 2:16 – aliança feita antes da queda.
2) Aliança Adâmica: Gn.3 – aliança feita depois da queda – Gn.3:15 – Envolve o julgamento do pecado e a redenção do homem. O pecado não pegou Deus de surpresa. Essa aliança aponta para a vinda da redenção messiânica.
3) Aliança Noética: Gn.6-9 – Tudo acontece por causa do pecado. Deus só encontra um homem justo, e estabelece uma aliança com ele e com toda a criação. Gn.9:16 – Aí Deus muda as línguas porque o pecado prevaleceu na raça humana; mas Deus nunca largará o Seu trabalho de ter comunhão com o homem.
4) Aliança Abraâmica: Abraão é o pai da nação de Israel e é a figura principal que envolve sua semente tanto física como espiritual na aliança. Gn.12:2; 22 – Inclui a vida dos crentes, tanto gentios como judeus.
5) Aliança Mosaica: Povo de Israel – Êx.19:5; cps.19-40 – É feita estritamente com a casa de Israel.
6) Aliança Palestiniana: Feita com a casa de Israel novamente. Dt.30:3; cps.27-33 – Nós somos a primeira geração em 2 mil anos a ver isso sem traves ou barreiras.
7) Aliança Davídica: 2a Sm.7; Sl.89; 132; 2a Sm.7:1-17 – Envolve Davi, sua semente física e espiritual. Davi criou um sistema de 24 horas por dia em Israel só de adoração – Tabernáculo de Davi. YEHOSHUA HAMASHIACH (hebraico) = Jesus, o Messias.
8) Nova Aliança: Hb.8:6 – firmada em Jesus.
9) Aliança Eterna: Feita na eternidade entre os conselhos da triunidade: Pai, Filho e Espírito Santo. É o Reino de Yehoshua com Sua Noiva, a Igreja, para toda a eternidade!

COMO AS ALIANÇAS SE INTER-RELACIONAM?

Qual a ligação que existe entre elas?
A aliança edênica é uma aliança singular feita antes da queda – ALIANÇA DA CRIAÇÃO.
O pecado não apanhou Deus de surpresa. Para isso existem as alianças de redenção:
a) Adâmica: abrangem a raça humana.
b) Noética:
A primeira é dada ao pai da raça humana e a 2a ao novo pai da raça. As duas apontam para uma salvação futura: Cristo.
* Abraâmica: sai da linhagem noética e é uma extensão das anteriores. Inclui um povo em particular. Aponta para o Messias. É a mais profunda das alianças.
c) Davídica: saem de Abraão e são consumadas em Jesus.
d) Nova Aliança:
Essas 4 são alianças de redenção. Deus não desistiu do plano original.
Alianças exclusivas à casa de Israel:
* Mosaica: como povo da linhagem de Abraão
* Palestiniana: com a terra
A aliança abraâmica é caracterizada pela graça e é irrevogável. A aliança mosaica é a lei e é condicional.
Abraâmica: graça demanda fé;
Mosaica: lei demanda obras. Alianças revogáveis são firmadas pela lei.
* Aliança eterna: inclui todas as 8 trazendo da edênica à nova.

0 comentários:

Liberdade de Expressão


É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se:
“é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença"(inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da"argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.